O sucesso não ocorre por acaso!

Qual é seu sonho? O que você está fazendo para alcançá-lo?

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como a cobiça nos leva a perder oportunidades. (resumo)

Cobiça não é só ambição desenfreada por bens materiais, cobiça é um estado de “querer” mais e mais, um desejo pelo exagero e vontade de se ter/fazer/ser mais do que se pode dar conta. A cobiça afeta nosso poder de tomar decisões na medida em que nos cega para prioridades mais sérias e pragmáticas e nos faz desejar mais do que os limites da nossa vida pode comportar, nos tornando indecisos, como o guloso que põe no prato muito mais do que consegue comer. No final das contas, essa postura faz com deixemos passar oportunidades, pois não sabemos o que queremos, ou seja, queremos “tudo” e não queremos abrir mão de nenhuma opção para nos comprometermos com uma só escolha.
Focar-se na expectativa do melhor e perfeito é sempre a pior postura. Há sempre algo na vida objetivamente melhor do que o que temos.
O importante, contudo, é aprender a comprometer-se com as escolhas que tomamos, valorizando e gostando do que vem como consequência, sem ficar choramingando as mágoas por ter aberto mão de outras opções ou perder tempo pensando no que poderia ter sido. Ao pensar no futuro, o critério do “melhor” deve ter sempre como base algo mais sólido, como um propósito que nos salve de nossa própria cobiça e essa vontade de ter ou viver mais do que cabe em nosso caminho. Se e quando algo se demonstrar realmente um erro de escolha, mudar na maioria das vezes é uma opção. Se for o caso, como já abordei, bola pra frente, abra mão do caminho atual, comece outro. O segredo é estar sempre em movimento. O erro é ficar parado só refletindo sobre o passado, o presente e o futuro.
Para quem estiver interessado, o livro Um sentido para a vida trata justamente da elaboração de um propósito de vida a fim de dar melhor direcionamento para as decisões, tanto diárias quanto as que definem os rumos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário