O sucesso não ocorre por acaso!

Qual é seu sonho? O que você está fazendo para alcançá-lo?

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dispersividade

A dispersividade leva a pessoa a correr na rodinha do hamster, a pessoa pensa que está sendo produtiva só porque está sempre super ocupada, mas ela não percebe que está correndo em círculos, seus esforços não estão rendendo resultado algum.
A dispersividade é a tendência da pessoa sem foco e sem auto-organização de fazer de tudo um pouco, sem que cada uma dessas atividades tenha qualquer sentido ou propósito maior.
A pessoa “se espalha”, faz de tudo e no final das contas não faz nada de concreto, não produz nada, não tem resultados para mostrar como frutos de todos os seus esforços.
conquista do sucesso exige esforços focados e uma grande disciplina na execução desses esforços. A pessoa dispersiva, mesmo tendo objetivos definidos, tem muita dificuldade em manter o foco concentrado e não consegue ter disciplina para dar continuidade a esses esforços. Falta-lhe pragmatismo, objetividade.
A pessoa não tem senso de prioridade, não sabe escalar suas atividades em ordem de importância, geralmente apenas reagindo à urgência, fazendo o que aparece e que precisa ser feito sem nenhuma preocupação com a construção de algo mais sólido para o futuro.
Uma das maiores ameaças ao foco e ao pragmatismo que podemos até considerar como uma das raízes da dispersividade é a tendência da nossa sociedade de ceder aos estímulos que agradam os sentidos e priorizar o prazer. Atividades de lazer, passatempos, novelas, música e todo o tipo de atividade de entretenimento têm o objetivo de seduzir os sentidos.
A falta de clareza e objetividade nas definições de suas metas ou até a ausência completa de metas faz com que a pessoa se sinta perdida em seu dia-a-dia. Para não se sentir inútil, ela enche sua agenda de coisas para fazer, associa estar ocupada com importância, com produtividade, mas no final das contas tudo o que ela faz é apenas manter a própria vida, compromissos, responsabilidades, atividades de manutenção normais.
Nada é realmente feito para que um objetivo mais complexo seja conquistado, ou seja, não há produtividade real, apenas uma sensação de estar ocupado, que só contribui para que, com o tempo, a pessoa comece a perceber a falta de sentido em sua vida e comece a se sentir deprimida e frustrada.
Mantenha seu foco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário