O sucesso não ocorre por acaso!

Qual é seu sonho? O que você está fazendo para alcançá-lo?

terça-feira, 1 de março de 2011

Conheça suas possibilidades


Autor: Fran Christy
Arquivado em Segredos do Sucesso

Se eu lhe pedisse para citar as principais razões pelas quais você ainda não conquistou tudo o que deseja conquistar na vida, ou por que seu desempenho não corresponde à sua capacidade, você provavelmente citaria desorganização, falta de foco, falta de persistência, dificuldades financeiras, pessimismo, perfeccionismo e por aí vai, não é mesmo?! Sim, você estaria certo em parte! Nossas dificuldades pessoais pesam negativamente quando estamos tentando conquistar nossos sonhos.
Há uma razão, contudo, que provavelmente não passou por sua cabeça, justamente por esse motivo! Você não conhece todas as suas possibilidades, você não sabe do que é capaz ou o que pode fazer. Você não sabe ao certo quais são suas possibilidades! É claro que é impossível termos total onisciência nesse ponto! Ninguém pode conhecer plenamente todas as suas possibilidades ou ter total noção de sua capacidade, por mais autoconfiante que seja.
Uma abertura pequena, no entanto, em sua forma de pensar e de ver o mundo pode descortinar um mar de possibilidades que você jamais pensou ser possível para você. Ok, mas como assim?!
Tudo parte de sua linha de raciocínio! A maioria das pessoas raciocina em círculos, ou seja, elas possuem respostas prontas em suas mentes para justificarem as razões que as impedem de agir. O raciocínio é curto, conclusivo e alimenta o problema causando o efeito de “círculo”.
– Eu não gosto do meu trabalho, não me sinto satisfeita, odeio meu chefe, meu salário é insatisfatório.
– Então, por que você não pede demissão?
– Porque eu não posso me dar ao luxo de ficar desempregada!
Ponto final nessa questão, não há mais raciocínio, não há possibilidades, aceita-se pacificamente o “destino cruel” que a vida impôs!
Se você dedicar algum tempo estudando histórias de pessoas que conquistaram grandes objetivos, é possível que “caia uma ficha” dentro da sua cabeça! Todos somos iguais, não?! Se fulano conseguiu chegar lá, por que é que eu não posso chegar aonde eu quero? Há uma característica em comum que é gritante em pessoas que conquistaram o que era considerado impossível em seus “mundos”: a ousadia.
Veja: cada um de nós tende a se comportar de acordo com o que é socialmente aceito dentro do nosso “mundo”. Se em nosso círculo social, em nossa classe, ninguém se tornou, por exemplo, uma estrela de cinema, dentro da nossa cabeça isso não é possível para nós, nem para nossos pares, nossos supostos iguais. Isso só seria possível se “alguém de fora” aparecesse e tirasse um indivíduo de dentro desse grupo levando-o, então, para “outro mundo”.
Pessoas ousadas, todavia, não se sentem presas a convenções do grupo social em que vivem. Elas não se incomodam se eventualmente são chamadas de loucas ou sonhadoras, pois enxergam possibilidades além do horizonte do mundo em que vivem. Um dos exemplos mais claros que conheço é Ricardo Bellino. Se você nunca ouviu falar dele, faça uma busca no Google.
Ricardo, aos 20 anos, leu uma reportagem numa revista sobre a agência de modelos Elite, que na época era a maior agência do mundo. Ricardo teve a “grande idéia” de levar a agência para o Brasil. O detalhe era que Ricardo era apenas um jovem universitário, sem contatos, sem dinheiro e que não falava inglês! Quantos jovens de 20 anos têm esse tipo de idéia ao ler uma simples reportagem?!
Entende?! É disso que eu estou falando! “Enxergar” a vida sem limites, porque no fundo, a verdade é que não há mesmo limites! Os limites estão dentro de nossas cabeças!
Outro exemplo clássico é Amyr Klink (pergunte ao Google novamente se você não sabe quem é!). Até hoje, Amyr ainda é o único ser humano a ter realizado certas façanhas nos mares do mundo. Atravessar o Atlântico a remo? Que louco faria isto?! Amyr fez! E até hoje foi o único que saiu vivo da experiência para contar a história!
Você provavelmente não deseja nada muito “louco” como arriscar a vida remando oceano afora, não é verdade?! A maioria de nós tem sonhos simples, não muito ousados. Mesmo assim, definimos limites imaginários que nos impedem de enxergar as possibilidades à nossa frente. Nós mesmos fechamos as portas e as trancamos, depois reclamamos que não conseguimos sair de “nossa própria prisão”!
Viva sem se colocar obstáculos! Busque seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário